Membro há

1 ano 11 meses

Em novo livro, 34 escritores lançam seus olhares sobre a vida e a obra de Machado de Assis

 

Fruto de uma ampla pesquisa, a obra Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares (1908-1939), é organizada por Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn

Como Machado de Assis era visto por outros grandes escritores? É com este olhar para um dos mestres da literatura brasileira, que a Imprensa Oficial lança o livro Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares 1908-1939.

 

Os organizadores da obra, Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn, recebem o público para conversar nesta segunda-feira (22/4), a partir das 19h, na livraria da editora. Eles contarão um pouco mais sobre a organização deste volume, que reúne memórias de 34 dos principais escritores do Brasil - como Rui Barbosa, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Mário de Andrade, entre outros - e suas visões a respeito do autor de Dom Casmurro.

Graças a um amplo trabalho de pesquisa em arquivos, os leitores passam a ter acesso a artigos, crônicas, poemas e cartas, que revelam mais sobre Machado de Assis e também do homem tido como "pouco íntimo com os íntimos".

Com 408 páginas, o livro abrange o período que vai de 1908, ano da morte do autor, até 1939, centenário do seu nascimento, como explica Hélio Guimarães. “Este volume documenta a sobrevivência de Machado de Assis, ao reunir uma seleção de textos produzidos por escritores que produziram sobre ele a partir do dia em que o homem se extinguiu para sempre, cedendo lugar ao autor, potencialmente imortal”.

Nas palavras do crítico literário John Gledson, da Universidade de Liverpool, e especialista nos estudos sobre o “Bruxo do Cosme Velho”: “É um livro indispensável, de referência obrigatória e que faz pensar. Não só para entender o lugar do maior escritor brasileiro na sua cultura, mas para apreciar o homem Machado de Assis”.

Participe do lançamento e saiba mais sobre o livro no site da Imprensa Oficial.

Lançamento do livro Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares 1908-1939

Hélio de Seixas Guimarães, Ieda Lebensztayn (org.)