Número 31 - Dezembro de 2020
Esta edição, embora sucinta, atesta pela 31ª vez a vitalidade dos estudos machadianos nos tempos que correm, a despeito dos tempos que correm.
Esta edição, embora sucinta, atesta pela 31ª vez a vitalidade dos estudos machadianos nos tempos que correm, a despeito dos tempos que correm.
Este número 30 da Machado de Assis em linha traz o signo da poesia e da juventude de Machado de Assis, que têm despertado atenção crescente entre estudiosos do autor.
O número 29 da MAEL, dossiê “Editar Machado de Assis”, é dedicado ao conhecimento dos princípios, processos e práticas editoriais envolvidas na produção e publicação dos escritos de Machado de Assis em seu tempo de vida e também na publicação póstuma de sua obra, que continua a desafiar editores com problemas filológicos, estéticos e éticos. O número conta com artigos inéditos, entrevistas com editores e responsáveis pela edição de obras do escritor, além de um artigo da tradição crítica.
O número 28 de Machado de Assis em linha reúne artigos de Luís Bueno, Rafael Meire e Diana Duarte Ferreira, que apontam para novas chaves de interpretação da obra do escritor e da literatura brasileira de maneira mais ampla, e de Fernando Borsato, com revelações resultantes de pesquisa em fontes primárias. Publica ainda resenhas de três livros da crítica machadiana mais recente e recupera uma peça crítica de Mário de Andrade sobre exposição que marcou a vida literária e cultural do Brasil.
Este número traz cartas inéditas da tradutora Helen Caldwell e do editor Cecil Hemley, nas quais definem uma interpretação alternativa para Dom Casmurro. Traz também artigos originais de Thiago Mio Salla e Luiza Helena Damiani Aguilar, Bethany Beyer, Naiara Santana Pita e Mirella Márcia Longo Vieira Lima, Roberta da Costa de Sousa, Tiago Seminatti, bem como resenha de Sonia Netto Salomão. A seção "Da tradição crítica" homenageia Sérgio Buarque de Holanda, autor do artigo "A filosofia de Machado de Assis".
O número traz o dossiê “Machado, o teatro, a música e o teatro musical”, com artigos que flagram a formação do escritor como espectador de teatro, exploram os fundamentos filosóficos da sua crítica teatral, discutem sua peça Lição de botânica e investigam a impregnação da música na ficção machadiana. A seção “Vária” inclui artigos sobre os manuscritos dos dois últimos romances do autor, sobre o caráter melancólico da personagem Brás Cubas e sobre o diálogo do escritor brasileiro com a Divina comédia. Completam o número a publicação de três cartas de Mário de Alencar a José Veríssimo e resenhas de dois livros da crítica machadiana recentemente publicados.
Este número traz o dossiê "Machado de Assis e a tradução", com investigações a respeito das primeiras traduções feitas por Machado, das dificuldades que o escritor encontrou para fazer seus escritos circularem pela Europa e com análises de traduções da obra do autor para o inglês, o espanhol e o chinês. Na seção "Vária", artigos sobre a estética da diferença em Memórias póstumas, a técnica narrativa em Quincas Borba, o casamento por conveniência em "Ernesto de tal" e a verossimilhança em "O segredo do bonzo". Completam o número um ensaio clássico de Jorge de Sena e duas resenhas.
Os artigos deste número traçam comparações de Machado com Luiz Gama, Eça de Queirós e Stendhal, investigam os inícios da carreira do escritor, estudam noções de verossimilhança na obra e levantam detalhes textuais que apontam para dimensões importantes da escrita machadiana.
Este número traz o dossiê Machado e Assis e a história, organizado por Leonardo Affonso Miranda Pereira e Sidney Chalhoub. As relações entre escritos de vários gêneros e acontecimentos e processos históricos contemporâneos ao escritor são abordados em seis artigos.
Este número traz artigos de Benito Petraglia, Carlos Ribeiro Caldas Filho, Conceição Aparecida Bento, Daniel Castello Branco Ciarlini, Élide Valarini Oliver, Maurício dos Santos Gomes, Osmar Pereira Oliva e Pablo Simpson, e também uma resenha de Marta de Senna para livro recente de Eduardo Luz.
Indexadores: SciELO - Scientific Eletronic Library Online ⋮ DOAJ - Directory of Open Access Journals ⋮ MLA - Modern Language Association Scopus -Elsevier ⋮ Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.