Número 21 - Agosto de 2017

Este número traz artigos de Antonio Dimas e Regina Zilberman sobre a correspondência de Machado de Assis e presta homenagem a Antonio Candido, com publicações de dois ensaios ainda não recolhidos em livros. O número tem ainda contribuições de Carlos Pires, Diego do Nascimento Rodrigues Flores, João Albuquerque, Juracy Assmann Saraiva, Nathaniel Wolfson e Rogério Fernandes dos Santos.

Número 20 - Abril de 2017

Com o dossiê Machado de Assis e a moda, este número traz artigos, entrevista e caderno de imagens sobre a presença da moda nos romances e contos do autor. O número ainda revela a fonte de um poema de Machado e propõe reflexão sobre a complexidade da atual conjuntura brasileira a partir da leitura de contos do autor.

Número 18 - Agosto 2016

Este número traz dois textos raros de Machado de Assis, até agora desconhecidos dos especialistas. Traz também artigos que abordam a relação da obra do escritor com Spinoza, Voltaire e Leopardi, além de estudos que a relacionam a com a psicanálise e a área de Educação.

Número 17 - Abril 2016

Este número traz artigos de Lúcia Serrano Pereira, Robson de Freitas Pereira e André Cabral de Almeida Cardoso, entre outros; como destaque, transcreve uma carta rara de Aluísio Azevedo a Oliveira Lima, em que o autor de O mulato trata do seu contemporâneo mais ilustre.

Número 16 - Dezembro 2015

Este número traz artigos inéditos de Rogério de Almeida, Rogério Jordão, Maria Cristina Cardoso Ribas, James Krause e Reginald Daniel, entre outros; além disso, recupera um escrito machadiano de Marlene Correia de Castro e inaugura nova seção, Páginas recolhidas, com texto de Jean-Michel Massa sobre Machado e Dante.

Número 13 - Junho 2014

Eli Carter, da University of Virginia, e José Luiz Passos, da University of California, contribuem neste número que marca o início da publicação de artigos em inglês e também a transferência da sede da Machado de Assis em linha para a Universidade de São Paulo. 

Páginas



    

Universidade de São Paulo/FFLCH – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, salas 4/9 – 05508-900 – São Paulo, SP, Brasil