Número 25 - Dezembro de 2018

Este número traz o dossiê "Machado de Assis e a tradução", com investigações a respeito das primeiras traduções feitas por Machado, das dificuldades que o escritor encontrou para fazer seus escritos circularem pela Europa e com análises de traduções da obra do autor para o inglês, o espanhol e o chinês. Na seção "Vária", artigos sobre a estética da diferença em Memórias póstumas, a técnica narrativa em Quincas Borba, o casamento por conveniência em "Ernesto de tal" e a verossimilhança em "O segredo do bonzo". Completam o número um ensaio clássico de Jorge de Sena e duas resenhas.

Número 24 - Agosto de 2018

Os artigos deste número traçam comparações de Machado com Luiz Gama, Eça de Queirós e Stendhal, investigam os inícios da carreira do escritor, estudam noções de verossimilhança na obra e levantam detalhes textuais que apontam para dimensões importantes da escrita machadiana.

Número 23 - Abril de 2018

Este número traz o dossiê Machado e Assis e a história, organizado por Leonardo Affonso Miranda Pereira e Sidney Chalhoub. As relações entre escritos de vários gêneros e acontecimentos e processos históricos contemporâneos ao escritor são abordados em seis artigos. 

 

 

Número 22 - Dezembro de 2017

Este número traz artigos de Benito Petraglia, Carlos Ribeiro Caldas Filho, Conceição Aparecida Bento, Daniel Castello Branco Ciarlini, Élide Valarini Oliver,  Maurício dos Santos Gomes, Osmar Pereira Oliva e Pablo Simpson, e também uma resenha de Marta de Senna para livro recente de Eduardo Luz.

Número 21 - Agosto de 2017

Este número traz artigos de Antonio Dimas e Regina Zilberman sobre a correspondência de Machado de Assis e presta homenagem a Antonio Candido, com publicações de dois ensaios ainda não recolhidos em livros. O número tem ainda contribuições de Carlos Pires, Diego do Nascimento Rodrigues Flores, João Albuquerque, Juracy Assmann Saraiva, Nathaniel Wolfson e Rogério Fernandes dos Santos.

Número 20 - Abril de 2017

Com o dossiê Machado de Assis e a moda, este número traz artigos, entrevista e caderno de imagens sobre a presença da moda nos romances e contos do autor. O número ainda revela a fonte de um poema de Machado e propõe reflexão sobre a complexidade da atual conjuntura brasileira a partir da leitura de contos do autor.

Número 18 - Agosto 2016

Este número traz dois textos raros de Machado de Assis, até agora desconhecidos dos especialistas. Traz também artigos que abordam a relação da obra do escritor com Spinoza, Voltaire e Leopardi, além de estudos que a relacionam a com a psicanálise e a área de Educação.

Número 17 - Abril 2016

Este número traz artigos de Lúcia Serrano Pereira, Robson de Freitas Pereira e André Cabral de Almeida Cardoso, entre outros; como destaque, transcreve uma carta rara de Aluísio Azevedo a Oliveira Lima, em que o autor de O mulato trata do seu contemporâneo mais ilustre.

Número 16 - Dezembro 2015

Este número traz artigos inéditos de Rogério de Almeida, Rogério Jordão, Maria Cristina Cardoso Ribas, James Krause e Reginald Daniel, entre outros; além disso, recupera um escrito machadiano de Marlene Correia de Castro e inaugura nova seção, Páginas recolhidas, com texto de Jean-Michel Massa sobre Machado e Dante.

Páginas



    

Universidade de São Paulo/FFLCH – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, salas 4/9 – 05508-900 – São Paulo, SP, Brasil