Lição de botânica: uma obra fértil em metáforas

Membro há

10 meses 1 semana

A obra de Machado de Assis é fértil no uso de metáforas. Muitas vezes, esta figura de linguagem pode explicar um trabalho inteiro do autor. É o caso de sua peça teatral Lição de botânicaque o pesquisador Paul Dixon (Purdue University, EUA) analisa na edição atual da revista Machado de Assis em linha – MAEL.

Machado de Assis e o teatro: crítica fundamentada pela filosofia

Membro há

10 meses 1 semana

Já na juventude, Machado de Assis era leitor de poesia e, como jornalista, opinava sobre as grandes questões do país.  Apropriando-se de discursos de intelectuais franceses e de conceitos da filosofia eclética, o autor busca estabelecer critérios para julgar obras literárias e emitir pareceres para teatro no Conservatório Dramático. Este é o tema do artigo Os fundamentos filosóficos da crítica teatral de Machado de Assis, de Alex Lara Martins (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), publicado na revista Machado de Assis em linha - MAEL (vol. 12, n. 26, abr-ago/2019).

“Da tradição crítica”: revista MAEL resgata ensaio pioneiro, de Raymond S. Sayers, sobre a educação musical de Machado de Assis

Membro há

10 meses 1 semana

Há 51 anos, a Revista Hispánica Moderna publicava o ensaio A caminho de Bayreuth: a música na obra de Machado de Assisde Raymond S. Sayers, que descreve o percurso da educação musical de Machado de Assis, cujo estágio final seria o diálogo com as composições de Richard Wagner. Publicado inicialmente como um capítulo dos Onze estudos de literatura brasileira, o ensaio é agora reapresentado na revista Machado de Assis em linha - MAEL (vol. 12, n. 26, abr-ago/2019), que traz um dossiê temático sobre a presença da música e do teatro na obra do autor.

Em novo livro, 34 escritores lançam seus olhares sobre a vida e a obra de Machado de Assis

Membro há

10 meses 1 semana

Fruto de uma ampla pesquisa, a obra Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares (1908-1939), é organizada por Hélio de Seixas Guimarães e Ieda LebensztaynFruto de uma ampla pesquisa, a obra Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares (1908-1939), é organizada por Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn

Revista MAEL apresenta dossiê sobre a música e o teatro na obra de Machado de Assis em sua primeira edição de 2019

Membro há

10 meses 1 semana

Público é convidado a descortinar as referências culturais e estéticas do escritor que, na visão do crítico David Jackson (Universidade de Yale), observou a vida como um grande espetáculo.