Editorial

Neste ano em que a Machado de Assis em linha completa 10 anos (o primeiro número saiu em junho de 2008), nada mais oportuno do que refletir sobre as relações entre “Machado de Assis e a História”.

Esse é o título do dossiê temático organizado por Leonardo Affonso de Miranda Pereira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Sidney Chalhoub, da Universidade Estadual de Campinas e da Harvard University, a quem agradecemos.

Os seis artigos que compõem o dossiê mostram o crescente interesse pela relação entre a produção do escritor em diferentes gêneros e os desafios próprios “do seu tempo e do seu país”.

Distantes da tendência de ver as obras literárias como janelas diretas para o passado, que marcou por vezes a aproximação dos historiadores com a literatura, tais artigos atentam para a dimensão propriamente literária dos escritos de Machado de Assis – de modo a compreender como se articulam, na obra, questões estéticas, sociais e políticas.

É o que fazem Ana Flavia Cernic Ramos, Maria Luzia Alves Brito e Benito Petraglia, ao mostrarem como as crônicas escritas por Machado de Assis em diferentes momentos estabeleciam um diálogo com teorias, discussões e questões caras ao período – como as teorias raciais e o debate sobre imigração, analisados no artigo “Das batalhas literárias e sociais surge o “método”: trabalho, escravidão e imigração nas crônicas de Machado de Assis (1878-1883)”; o debate sobre os papéis de gênero, presente no artigo “O casamento republicano na crônica de Machado de Assis”; e os desafios da nova ordem política republicana, tratados no artigo “Machado de Assis e a História: o processo eleitoral na crônica machadiana”. Renata Figueiredo Moraes, em “O ‘dia delírio’ de Machado de Assis e as festas da Abolição”, resgata os vários modos de participação de Machado no processo que resultou naquele evento, tomando como base registros nos jornais da época e textos de autoria do escritor.

Sem se restringir às crônicas, este diálogo com os dilemas do tempo se expressa ainda em outros gêneros da produção de Machado de Assis – por exemplo em seus contos, analisados por Daniele Megid no artigo “De Botafogo à Tijuca: sobrevivência e autonomia feminina nas Várias Histórias de Machado de Assis”; e também em sua produção como tradutor e teatrólogo, objeto do artigo “Cá está a criadinha: uma análise da imitação Hoje avental, amanhã luva de Machado de Assis”, de Rodrigo Camargo de Godoi.

A edição conta ainda com dois outros artigos: o de Cid Ottoni Bylaardt, que investiga, a partir de ideias de Maurice Blanchot, como a impossibilidade do defunto-narrador Brás Cubas se torna possível na ficção, e o da jovem pesquisadora Rilane Teles de Souza, que apresenta um levantamento e um estudo detalhado dos tipos de versos empregados por Machado em seus três primeiros livros de poemas e o que conservou deles quando da publicação das Poesias completas, volume de 1901 em que reuniu seus poemas.

Na seção “Da tradição crítica”, a MAEL homenageia desta vez o crítico e biógrafo Edgard Cavalheiro, com a publicação do artigo “Machado de Assis e o teatro”. Nesse texto de 1939, escrito durante as comemorações dos cem anos do nascimento do escritor, Cavalheiro reflete sobre o porquê do distanciamento precoce de Machado do teatro, ao qual havia se dedicado tão intensamente na década de 1860. Os editores agradecem a Maria Helena Cavalheiro, filha de Edgard, a autorização para publicar o ensaio.

Desejamos boas leituras e boas reflexões a todos.

Uma nota triste:  queremos registrar o falecimento, em março, do nosso querido Victor Heringer (1988-2018), que foi assistente editorial da MAEL em 2011/2012. Por absurda e fora de hora, sua morte nos deixa ainda em estado de perplexidade. Victor era um rapaz brilhante, belíssimo, de rara sensibilidade. Escritor talentoso, deixa dois romances, Glória e O amor dos homens avulsos. E deixa também, em quem conviveu com ele, uma dor imensa.

Hélio de Seixas Guimarães, Editor

São Paulo, São Paulo, Brasil