ISSN - 1983-6821

Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos é uma publicação dedicada à obra de Machado de Assis. Sua principal missão é a disseminação do conhecimento sobre a obra do autor, em seus múltiplos aspectos. Seu principal compromisso é com a excelência acadêmica.

Recebimento de artigos:

Os artigos são recebidos em fluxo contínuo.

Editor: Hélio de Seixas Guimarães. Universidade de São Paulo, USP,  São Paulo, SP, Brasil.

Editora Sênior: Marta de Senna. Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Editores colaboradores: Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, Pontifícia Universidade Católica, PUC, Rio de Janeiro, RJ, Brasil (área de Artes); Leonardo Affonso de Miranda Pereira, Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil (área de História); Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil (área de Educação); Walter Carlos Costa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil/ Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil (área de Tradução).

Editoras assistentes: Gabriela Manduca Ferreira, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil. Flávia Barreto Corrêa Catita, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil (Licenciada).

Editor Internacional Associado: Pedro Meira Monteiro, Princeton University,  Princeton, NJ, Estados Unidos. A publicação conta a cada ano com um editor internacional associado. Em 2014, José Luiz Passos. University of California, Los Angeles, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Em 2015, Paul Dixon. Purdue University, West Lafayette, IN, Estados Unidos.

Conselho Editorial: Ana Cláudia Suriani Silva, University College London, UCL, Londres, Reino Unido;  Bluma Waddington Vilar, pesquisadora independente, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Hélio de Seixas Guimarães, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil; João Roberto Gomes Faria, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil; José Luiz Passos, University of California, Los Angeles, UCLA, Los Angeles, CA, Estado Unidos; Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil; Lúcia Granja, Universidade Estadual Paulista, UNESP, São José do Rio Preto, SP, Brasil; Marta de Senna, Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Paul Dixon, Purdue University, West Lafayette, IN, Estados Unidos; Pedro Meira Monteiro, Princeton University, Princeton, NJ, Estados Unidos.

Universidade de São Paulo/FFLCH – Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, salas 4/9 – 05508-900 – São Paulo, SP, Brasil