Chamadas encerradas

 

▄ Dossiê "Machado de Assis: tradução, edição e circulação internacionais"

 


 

▄ Dossiê "Machado de Assis: retóricas" (prazo de envio prorrogado para 31 de janeiro de 2023)

 


 

Dossiê "Machado de Assis e as literaturas de língua inglesa"

 


 

▄ Dossiê "Editar Machado de Assis"

Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1, indexada no SciELO, Scopus, MLA e Latindex) abre chamada de artigos para o número 29, a ser publicado em abril de 2020, cujo dossiê temático será dedicado aos princípios, processos e práticas editoriais relativas à obra de Machado de Assis.

Ao longo de sua vida, Machado de Assis manteve estreita relação com o meio editorial, desde o seu primeiro emprego, como aprendiz de tipógrafo, na Imprensa Nacional, incluindo a colaboração por cinco décadas em vários órgãos de imprensa e as negociações com os editores de seus livros, entre os quais Paulo Brito e os irmãos Garnier.

Postumamente, sua obra continuou a desafiar o meio editorial, apresentando dilemas éticos e estéticos e demandando inovações de caráter tanto técnico quanto político (como, por exemplo, a criação por portaria ministerial, em 1958, de uma comissão de especialistas, encarregada de produzir uma edição definitiva das obras completas do autor). O longo século XIX assistiu Machado de Assis, de maneira pioneira no contexto brasileiro, incorporar aos seus escritos questões relativas à materialidade, à circulação e à recepção do texto literário. O século XX, por sua vez, testemunhou a construção de distintos cânones textuais machadianos, por meio de levantamentos de novas fontes e de tratamentos editoriais variados, com diferentes níveis de intervenção textual; destacam-se, nesse aspecto, as edições da obra completa pela Comissão Machado de Assis e pela editora Nova Aguilar. Já o século XXI atualiza a obra machadiana em novas mídias e novos suportes, como as histórias em quadrinhos e os meios digitais. Deste modo, a investigação dos princípios que orientaram a edição da obra de Machado de Assis e dos processos nela empregados revela tanto sobre a literatura do autor de Dom Casmurro quanto sobre as possibilidades da própria prática editorial.

A fim de compor esse dossiê temático, o número 29 de Machado de Assis em linha acolherá artigos e ensaios que discutam, entre outros aspectos pertinentes ao tema:

  • Propostas contemporâneas de edição da obra de Machado de Assis, incluindo as de edições críticas, anotadas, genéticas, eletrônicas e ilustradas, entre outras.

  • A construção do cânone textual machadiano e das imagens do escritor, por meio das edições da sua obra, tanto em volumes isolados como em coleções.

  • As inflexões históricas no tratamento editorial dos escritos de Machado de Assis, que têm como pontos de referência o trabalho da Comissão Machado de Assis e os projetos de obras completas (Jackson, Aguilar, Nova Aguilar).

  • O meio editorial e a circulação da obra machadiana, em periódicos e livros, do século XIX ao século XXI.

  • A inserção de Machado de Assis no meio editorial seu contemporâneo.

  • A relação entre a escrita de Machado de Assis e o seu suporte material, incluindo-se o diálogo entre textos e imagens nas edições ilustradas.

​A data máxima para submissão de artigos é 15 de dezembro de 2019.  Normas para o envio de submissões e informações sobre o processo de avaliação estão disponíveis no endereço http://machadodeassis.fflch.usp.br/node/6. As submissões de trabalhos devem ser feitas pelo sistema online:  http://submission.scielo.br/index.php/mael/login.

 


▄ Dossiê “Música e teatro na obra de Machado de Assis” 

Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1, indexada no SciELO, Scopus, MLA e Latindex) abre chamada de artigos para o número 28, a ser publicado em abril de 2019, com dossiê temático dedicado à presença da música e do teatro dramático e lírico na obra de Machado de Assis.

 

Machado de Assis participou ativamente da vida cultural do Rio de Janeiro do Segundo Reinado e da Primeira República, integrando-se a associações de escritores, dramaturgos, compositores e músicos, frequentando gabinetes de leitura, bibliotecas, clubes e teatros, atuando junto à imprensa e ao mercado editorial, manifestando-se publicamente como crítico literário e teatral. Referências a diversas formas de música e de teatro, tanto dramático quanto lírico, podem ser encontradas em suas crônicas, peças críticas, contos e romances, e formam um painel do circuito artístico-cultural da Corte e da Capital Federal. Entretanto, no âmbito ficcional, essas menções não se limitam a instaurar efeitos de veracidade, visto que agregam significações simbólicas e traduzem reflexões meta-poéticas do escritor, as quais transcendem a esfera do literário para abranger o campo da arte em geral. Deste modo, o estudo da presença da música – erudita ou popular, sacra ou profana, nacional ou estrangeira, vocal ou instrumental – e do teatro – dramas, comédias, óperas, operetas, revistas etc. – na obra de Machado de Assis revela-se uma ferramenta útil para compreender não apenas as relações do autor com seu contexto artístico-cultural, mas também suas concepções estéticas.

 

  • correlações entre comentários sobre o campo da música e/ou do teatro dramático ou lírico, presentes nas produções ficcionais e não ficcionais de Machado de Assis, com o seu contexto histórico-social;
  • articulem menções à música e/ou ao teatro dramático ou lírico, expressas em crônicas e em narrativas, com a trajetória biográfica de Machado de Assis;
  • procedam a análises crítico-interpretativas da funcionalidade das referências à música e ao teatro dramático ou lírico na ficção machadiana;
  • discutam a articulação entre a presença da música e do teatro dramático ou lírico na ficção de Machado de Assis com seus posicionamentos estéticos.

 

A data máxima para submissão de artigos é 16 de novembro de 2018. O dossiê será editado por Juracy Assmann Saraiva e Marcelo Diego. Normas para o envio de submissões e informações sobre o processo de avaliação estão disponíveis no endereço http://machadodeassis.fflch.usp.br/node/6. As submissões de trabalhos devem ser feitas pelo sistema online:  http://submission.scielo.br/index.php/mael/login.

 

 

Call for papers

Dossier “Music and theater in the work of Machado de Assis” 

Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1, indexed by SciELO, Scopus, MLA, Latindex) is now accepting submissions for its issue 28, scheduled for publication in April 2019. In addition to the papers on Machado de Assis, this issue will include a dossier on the role of music and theatre in the writer's work.

 

Machado de Assis was actively engaged in Rio de Janeiro's cultural life during Brazilian Second Reign and First Republic. He was a member of a number of artistic associations, frequented regularly libraries, reading rooms, clubs and theaters, and played an important role within the press and the publishing market, as a literary and theater critic. References to the many forms of music and theater can be found in his novels and short stories, as well as in his chronicles (crônicas) and critical essays, and through those references it is possible to create a picture of the city's artistic and cultural circuit. Nevertheless, in the realm of fiction, those references to music and musical theater are used not only to create effects of veracity, but also to convey symbolic meaning and as expression of the writer's metalinguistic reflections, which transcend the field of literature and relate to art in general. In so being, studying the presence of music – either erudite or popular, sacred or profane, local or foreign, vocal or instrumental – and theater – dramas, comedies, operas, operettas, revues etc. – in the work of Machado de Assis reveals to be a good way to understand not only the writer's relationship with his cultural and artistic context, but also his aesthetical conceptions.

 

The dossier will include articles that:

 

  • establish correlations between the comments related to music and theater made by the author in his fictional work, and his historical and social context;
  • articulate the mentions to music and theater made by the author in his fictional and non fictional work with his biographical trajectory;
  • undertake critic and interpretative analysis of the functionality of musical and theater references within the author's narratives;
  • discuss the author's aesthetical conceptions that can be apprehended from the way he portrays music and theater in his fiction.

The deadline for the submission of articles is November 16th 2018. Juracy Assmann Saraiva and Marcelo Diego will edit the dossier. Editorial guidelines and instruction to authors can be found at: http://machadodeassis.fflch.usp.br/node/6. All submission must be made via the online submission system: http://submission.scielo.br/index.php/mael/login.

 


 
 
▄ Dossiê “Machado de Assis e a tradução” (a ser publicada em dezembro de 2018) 

Dentre os escritores canônicos da literatura brasileira, Machado de Assis é um dos mais traduzidos. A circulação internacional de sua obra oferece larga matéria para a imaginação crítica, ensejando questões sobre o caráter nacional e internacional de sua produção, permitindo refletir sobre a inserção de autores de literaturas tidas como periféricas no âmbito global. Tais problemas têm levado a crítica a inquirir a circulação dos escritos, os hábitos de leitura, a política literária e editorial, bem como a política das traduções ao longo do tempo. O objetivo deste número especial é reunir pesquisadores, tradutores, críticos, editores, jornalistas, promotores culturais, e demais envolvidos no processo de difusão dos textos literários, para pensar nestes e em outros temas, tendo como foco principal a tradução. São bem-vindas contribuições que tratem das traduções existentes, ou em curso, de Machado de Assis, assim como reflexões sobre a tradução, edição e recepção de seus textos em outras línguas, culturas e países.

As contribuições devem ser submetidas à revista até 31 de julho de 2018.

 

Dossier “Machado de Assis and Translation”  (to be published in December 2018)

Among the canonical writers of Brazilian literature, Machado de Assis is one of the most translated. The international circulation of his work offers a broad subject matter for the critical imagination, which gives rise to issues about the Brazilian and international aspects of his production and makes it possible to reflect upon the insertion of authors of literature considered to be peripheral in the global sphere. These problems have led criticism to examine the circulation of writing, reading habits, literary and publishing policies, as well as the politics surrounding translation. The goal of this special issue is to collect the views of researchers, translators, critics, editors, journalists, cultural promoters, and others involved in the process of publishing literary texts to think about these and other topics whereby the central topic is translation. Welcome are contributions that address existing translations or those in progress, of Machado de Assis, as well as reflections about the translation, publication, and reception of his texts in other languages, cultures, and countries.

Contributions must be submitted to the journal by July 31, 2018.